O CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas e serve para identificar o tipo de atividade empresarial que uma empresa exerce. É importante conhecer o código de atividades econômicas da sua empresa, pois é ele que determina a qual regime tributário você estará sujeito.
Até o final do texto você saberá o que é CNAE, para que serve e como encontrar o código da sua atividade.
O que é código de atividades econômicas (CNAE)?
Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é um sistema de classificação Federal para identificar as atividades úteis organizadas pelas empresas no Brasil. Esse sistema foi criada em 1970 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, desde então, vem sendo atualizada periodicamente para acompanhar as mudanças na economia brasileira.
A CNAE é importante não só para o Governo Federal mas também para as empresas. Isso porque ela serve como base para o cálculo do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IPI) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), entre outros tributos da fonte. Além disso, o CNAE também é utilizado pelos estados e municípios para cálculo do Imposto Sobre Serviços (ISS).
Portanto, conhecer o CNAE da sua empresa é importante não só para fins tributários, mas também para determinar a sua verdadeira atividade econômica.
Para que serve o código de atividades econômicas (CNAE)?
O CNAE é um sistema utilizado pelo governo brasileiro para classificar as empresas de acordo com sua atividade econômica. Esse sistema é importante para as empresas, pois é usado para determinar quais impostos devem pagar e quais benefícios têm direito. Esse sistema também é utilizado por estatísticos e economistas para coletar dados sobre a economia brasileira. Esses dados auxiliam na tomada de decisões políticas e no acompanhamento das tendências econômicas.
Como saber o código de atividades econômicas da sua empresa?
É possível consultar o CNAE da sua empresa por meio do site da Receita Federal. Para facilitar acompanhe abaixo o passo a passo que fizemos:
Passo 1: Entre no site da Receita Federal clique em ‘Assuntos’, ‘Mais orientações tributárias’ e por fim ‘Cadastros’

Passo 2: Clique na opção CNPJ

Passo 3: Role até o final da página, encontre a sessão ‘Outros Serviços — CNPJ’ e clique em Classificação Nacional de Atividades Econômicas — CNAE.


Passo 5: Você será redirecionado para o site do IBGE e poderá descobrir o código Cnae inserindo uma palavra-chave. Com, por exemplo, advogado.

Como saber se o código de atividades econômicas do seu negócio se enquadra no Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime tributário brasileiro que oferece certos benefícios fiscais para pequenas empresas. O Simples Nacional é administrado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e as empresas devem atender a determinados critérios para se qualificar.
Entre eles estão ter uma receita bruta anual de até R$4,8 milhões, estar em dia com as obrigações fiscais e não exercer certas atividades proibidas (como bancos, seguros ou valores mobiliários).
Os benefícios do Simples Nacional incluem uma alíquota geral mais baixa, menor burocracia e custos de conformidade e requisitos simplificados de relatórios.
O site Contábeis possui uma ferramenta que ajuda a verificar se o CNAE permite opção pelo Simples Nacional e em qual anexo enquadrar a atividade.